MENU

Sobre

Uma proposta atemporal

Fernando Jaeger inaugurou seu primeiro showroom em 1994 para atender a uma necessidade e uma vocação: ter um espaço próprio para comercializar seus produtos de forma exclusiva e oferecer às pessoas uma nova experiência em design de mobiliário. Uma experiência orientada pela produção nacional, pela valorização das matérias-primas e que fosse acessível ao público, tanto pela forma e função quanto pelo custo-benefício.

Mais de 25 anos depois, a essência de seu trabalho continua a mesma, expressa não apenas em traços, desenhos e projetos, mas também no jeito de produzi-los e executá-los. Por isso é difícil datar seus produtos no tempo ou prendê-los a tendências de época. Há móveis clássicos, que estão em produção há muitos anos, e novas peças que estão sempre saindo do papel. Um pouco de tudo. E muito do que ele foi e é até hoje. De sua permanente busca pelo contraponto entre o antigo e o contemporâneo para tornar seu trabalho atemporal.

o designer

Fernando formou-se em desenho industrial pela UFRJ em 1980. Desde os primeiros trabalhos, sempre se interessou pelo uso da madeira e pela arte das pessoas que passam horas depurando os detalhes de uma peça. Um conhecimento que desenvolveu durante as muitas visitas a pequenos fabricantes de móveis no interior do Brasil, em busca de fornecedores que pudessem executar seus projetos e produzi-los em escala.

Ele encontrou muitos pelo caminho. De Rondônia ao Rio Grande do Sul, hoje 15 indústrias trabalham com o designer, algumas delas desde o início, há mais de 30 anos. E ele foi mais longe.

O interesse e a curiosidade por novas técnicas e materiais o levaram a descobrir outras possibilidades que o design oferece. Fernando também gosta da plasticidade e da leveza do metal. Adora cores e tintas a pó. Utiliza couro em suas peças há muitos anos. Desenvolve tecidos, cria novas estampas e afina tonalidades – e aqui há um pendor especial.

Antes de tudo, porém, Fernando é um curioso. Antes de qualquer projeto, um pesquisador contumaz. Mais recentemente, não por acaso, ele descobriu o mármore e a diversidade que esse material oferece. Experimentou a palha e a corda náutica. Transformou tudo em matéria-prima e produto.

O resultado dessa combinação é um desenho autoral, pensado no dia a dia das pessoas e nas mãos e máquinas que trabalharão diferentes materiais. Um produto que, não raro, carrega uma característica artesanal expressiva até mesmo nos processos mais industriais.

a empresa

Ao longo dos anos, o primeiro showroom mudou de endereço e outros quatro foram abertos. O negócio cresceu e se profissionalizou. A criação ganhou um estúdio próprio e novos designers. De lá, saem projetos que alimentam uma linha que se renova a cada ano e hoje conta com mais de 250 produtos.

Fernando continua à frente da criação, buscando novos usos e possibilidades para seus projetos, trabalhando sempre próximo da equipe, dos fornecedores e, principalmente, da família. Um núcleo que compartilha ideias, experiências e responsabilidades. Que o apoia no dia a dia do negócio e conta com a ajuda de mais de 80 funcionários nas áreas administrativas, operacionais e de criação da empresa.

Além das peças de mobiliário para casas e ambientes corporativos, essa equipe desenvolve também uma variedade de acessórios que vão de tapetes com desenhos exclusivos a tábuas de madeira para a cozinha. Há almofadas, cabideiros e luminárias. Cestos e sacolas são feitos e pensados para reaproveitar sobras de materiais. Criam-se novas cores de tintas, tecidos e acabamentos. Cuida-se, enfim, de cada detalhe.

Ou, como traduziu um cliente em pura metáfora: “o Fernando tem a chave da nossa casa”. A nossa está sempre aberta. É só entrar e se aconchegar.

X

Assine a nossa newsletter e fique
por dentro das nossas novidades,
dicas e promoções!





se você é arquiteto ou decorador,
clique aqui.